Páginas

sexta-feira, 23 de julho de 2021

Novo tinto alentejano que se bebe fresco tem rótulo com fotografia captada sobre a Gronelândia

A adega Alentejana Howard's Folly apresentou ao mercado nacional o Freshco?, um vinho tinto de vinhas velhas que se bebe fresco. O néctar traz associada uma mensagem de alerta para a questão do aquecimento global. A imagem que consta no rótulo foi captada sobre os glaciares derretidos da Gronelândia.

O nome do novo vinho tinto do produtor alentejano Howard’s Folly tem o nome inspirado no cruzamento entre a palavra inglesa “fresh” e a portuguesa fresco. Idealmente servido a uma temperatura de 12 ºC, revela-se apto a ser consumido nos dias quentes de verão, ou quando se procura um tinto mais leve. Com notas de frutos silvestres, mirtilo, amora e groselha, é longo, fresco e suculento com suaves taninos.

O Freshco? é um field blend de pequenas parcelas de vinhas com mais de 45 anos localizadas em Portalegre, no sopé de granito da alentejana Serra de São Mamede, onde temperaturas mais frias lhes conferem complexidade e frescura.

É adega, mas também restaurante de assinatura e espaço para a arte. A alentejana cidade de Estremoz, acolhe a adega urbana para os vinhos da casa Howard's Folly. Um projeto de enoturismo apostado em vinhos de autor, com pequenas produções e muito carinho. 

O edifício que alberga a adega criada em 2018 serviu, antes, como sede a um grémio em Estremoz.  


A arte, que faz parte do ADN da Howard’s Folly, sendo uma das paixões de Howard Bilton, dono da casa produtora, reflete-se no rótulo deste novo vinho. O rótulo do Freshco? foi criado pelo artista Britânico Justin Brice Guariglia, cujo trabalho documenta e critica o envolvimento da humanidade na crise do aquecimento global.

A obra de arte destacada no rótulo do Frescho?, intitulada Akunnaaaq I, é uma fotografia tirada por Justin enquanto voava numa missão científica da NASA com o diretor de vendas de Howard Folly e filho de Howard, Tom Bilton, por cima dos glaciares derretidos da Gronelândia em 2016. O gelo na imagem derreteu uma semana após a fotografia ter sido tirada, e nunca mais voltará a formar-se.

O nome do vinho, Freshco?, neste caso não só indica a temperatura à qual deve ser servido, mas também questiona o estado do clima da terra e pede ao consumidor que se envolva com esta questão.

"As alterações climáticas são algo que temos em atenção na Howard's Folly. Tentamos o nosso melhor para ter o mínimo impacto possível na Terra em tudo o que fazemos.  É por isso que, quando decidimos criar um tinto fresco para estes dias de calor, escolhemos associar-nos ao ativista de alterações climáticas e artista Justin Brice Guariglia. O trabalho de Justin destaca os problemas que a nossa civilização está a enfrentar e, como a ideia nasceu por causa destes dias cada vez mais quentes, queríamos que este vinho fizesse o mesmo", explica Tom Bilton.

Novo tinto alentejano que se bebe fresco tem rótulo com fotografia captada sobre a Gronelândia 

O Howard’s Folly Freshco? tem um preço recomendado de 10 euros está disponível em garrafeiras e no site da Howard’s Folly.

Situada em Estremoz, no Alto Alentejo, a Howard's Folly é uma adega urbana que se dedica à produção de pequenos lotes de vinhos premium, elaborados a partir de uma seleção de castas portuguesas. Este projeto foi concretizado pelo empresário britânico e colecionador de arte Howard Bilton e pelo enólogo de origem australiana David Baverstock. Juntos criaram um projeto que produz vinhos e reúne arte e caridade - para apoiar crianças carentes, através da Sovereign Art Foundation -, sob o mesmo teto.

https://lifestyle.sapo.pt/sabores/noticias-sabores/artigos/novo-tinto-alentejano-que-se-bebe-fresco-tem-rotulo-com-fotografia-captada-sobre-a-gronelandia


sexta-feira, 16 de julho de 2021

No Dia do Gelado as entregas de gulodices são grátis em cinco localidades

Para assinalar o Dia do Gelado, a 18 de julho, a Takeaway.com, plataforma dedelivery, celebra a data com entregas grátis em Cascais, Lisboa, Oeiras, Porto e Vila Nova de Gaia. Paralelamente, a plataforma anuncia quais são as geladarias proferidas dos portugueses, com base nos pedidos efetuados.

No Dia do Gelado as entregas de gulodices são grátis em cinco localidades

Seja em cone ou em copo, com chocolate ou sabor a fruta, gelado é uma das sobremesas preferidas em todo o mundo. Um dos símbolos do verão e do calor, mas também muito ligado ao conforto e ao consolo emocional, o gelado é uma paixão mundial que pode ser apreciado também em casa com entregas grátis, através da Takeaway.com, a 18 de julho, Dia Mundial do Gelado. As entregas efetuam-se nos concelhos de Cascais, Lisboa, Oeiras, Porto e Vila Nova de Gaia.

Quanto às tendências nacionais, os sabores preferidos dos Portugueses, de acordo com a Takeaway.com, “são chocolate e caramelo. Em junho, os populares Sundae e McFlurry foram os gelados mais pedidos em Portugal”.

Uma das novidades de verão é a chegada à Takeaway.com da Santini, cadeia de gelados artesanais italianos. Criada por Attílio Santini na Praia do Tamariz, a cadeia com mais de 70 anos e várias lojas no país é uma atração turística, tendo servido membros de casas reais

Para além das novidades, a mesma plataforma, indica-nos quais são as geladarias mais requisitadas no nosso pais de acordo com os pedidos dos utilizadores da Takeaway.com.

Artisani – Conhecida pelos seus gelados artesanais e por sabores tão emblemáticos como o After Eight, o cheesecake de frutos vermelhos, a avelã ou o chocolate, que se juntam em caixas de vários tamanhos.

Weeel Frozen Yogurt – A cadeia de iogurte gelado presente em vários pontos do país é uma das preferidas dos Portugueses, com caixas que trazem também os toppings e as frutas.

Gelados Neveiros – A tradicional geladaria do Porto, famosa pelos gelados artesanais, dispõe de caixas de litro e meio litro, além dos famosos bolos gelados.

Gelataria Tchipepa – Uma famosa geladaria de Cascais, que faz já parte da tradição da vila, a Tchipepa disponibiliza caixas de litro e meio litro com os seus gelados.

Lab Gelati – Situado na Parede, o Lab Gelati tem vários sabores deliciosos, fabricados diariamente em loja, que vão encher as medidas aos fãs de gelados.

Café Jeronymo – Além das suas tão cobiçadas bebidas especiais e tostas, os cafés Jeronymo têm também duas opções de box de gelado de 50 cl e 1 l para encomendar os seus sabores preferidos, desde morango, caramelo salgado, até ao sorvete de limão.

Gelataria do Porto – A Geladaria da cidade Invicta tem várias opções, desde as caixas de dois litros às de meio litro, waffles e outras.

Amorino – Os famosos gelados artesanais italianos em forma de rosa, contam com sabores clássicos e premium como Baunilha Bourbon de Madagascar e Caramelo com Manteiga Salgada com sal do Mar de Guérande.

McDonald’s – A famosa cadeia de restaurantes não é uma geladaria, mas os Sundaes e Mcflurries ocupam já um lugar no coração dos portugueses e, exclusivamente na Takeaway.com - até ao final do ano, não tem valor mínimo de encomenda, nem custos de entrega.


https://lifestyle.sapo.pt/sabores/noticias-sabores/artigos/nodia-do-gelado-as-entregas-de-gulodices-sao-gratis-em-cinco-localidades