Ir com uma colher 'roubar' da taça o resto da massa de um bolo é um dos hábitos que ganhamos quando somos ainda crianças, mas a verdade é que pode fazer seriamente mal à saúde, segundo um estudo publicado esta semana.
Está a chegar o Natal, aquela época do ano em que é quase impossível à confeção de um sem fim de iguarias bem calóricas e açucaradas. Das rabanadas, às azevias, passando pelas filhós e pelos sonhos, não esquecendo o bolo-rei, os biscoitos para o Pai Natal e as tortas alusivas à quadra festiva, são muitos os bolos a preparar... e muitas as taças para 'roubar' os restos de massa.
Se tem este hábito - aliás, quem não tem? -, temos uma má notícia para si. Segundo um recente estudo publicado na revista científica The New England Journal of Medicine, comer a massa de bolos e tortas quando está ainda crua pode causar intoxicação alimentar.
Em causa, explica o estudo, em causa está o consumo de ovo e farinha quando estes ainda não foram cozinhados. O ovo, como é do conhecimento geral, porta sempre o risco de Salmonella, já a farinha pode ter na sua composição uma série de bactérias nocivas para o organismo humano.
Entre as bactérias que podem escolher as farinhas como habitat ideal está o E.coli, detetou o novo estudo, confirmando algo que já se suspeitava desde o verão do ano passado, quando cerca de quatro toneladas de farinha foram apreendidas nos Estados Unidos devido à presença desta bactéria - que foi ainda responsável por uma rumaria aos hospitais por conta de intoxicações alimentares, conta o The New York Times.
Para os responsáveis deste estudo, evitar uma intoxicação alimentar nesta quadra festiva não implica apenas resistir ao hábito de comer a massa crua dos bolos, tortas e bolachas. É preciso ter ainda o cuidado de lavar devidamente as mãos com água quente e sabão antes e depois de preparar as doçarias (e qualquer outro tipo de comida, diga-se). Confecionar os alimentos a temperaturas elevadas também ajuda a 'matar' as presenças indesejadas.
Informação retirada daqui
Sem comentários:
Enviar um comentário